Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC http://www.apafec.org.br Tue, 01 Dec 2020 22:53:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.25 http://www.apafec.org.br/wp-content/uploads/2016/03/cropped-Logomarca-nova-da-Apafec-32x32.jpg Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC http://www.apafec.org.br 32 32 2ª LIVE SOLIDÁRIA DO CECAP E KARATÊ-DÔ, ACONTECE DIA 30 DEZEMBRO… http://www.apafec.org.br/?p=10226 http://www.apafec.org.br/?p=10226#respond Tue, 01 Dec 2020 22:53:10 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10226 A véspera do feriadão de final de ano, foi o dia escolhido para a realização da 2ª LIVE SOLIDÁRIA DO CECAP E KARATÊ-DÔ!!!

Na segunda edição os músicos convidados são os irmãos fraiburguenses DANY & JACKSON, que apresentarão o melhor do Pop Rock Nacional e MPB.

O Projeto das Lives Solidárias do Cecap e Karatê-dô, tem por objetivo motivar amigos/as, aliados/as e parceiros/as a realizarem doações financeiras para a manutenção do Cecap e Karatê-dô.

A novidade para essa edição, é a forma para fazer as doações, que poderão ser feitas pelo PIX, sem custos para doadores/as.

PARA DOAR AO CECAP, A CHAVE PIX É: apafec@apafec.org.br

PARA DOAR AO KARATÊ-DÔ, A CHAVE PIX É: 02580860000177

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10226 0
Projeto de Reforma e Ampliação do Cecap… http://www.apafec.org.br/?p=10218 http://www.apafec.org.br/?p=10218#respond Tue, 01 Dec 2020 22:43:29 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10218 Apresentamos a seguir, as plantas baixas e a fachada de uma das etapas de reforma e ampliação do Cecap (CENTRO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE POPULAR), a ser construído no bairro São Miguel, situado na Av. Pedro Gianello, cruzamento com a Rua: Arcindo Hass, números 337 e 341.

Os projetos técnicos foram produzidos pela RB ENGENHARIA, a qual agradecemos pelo empenho e contribuição com nosso trabalho.

Cabe esclarecer que pela dimensão do projeto apresentando, o vulto de recursos financeiros necessário para executar o projeto apresentado, será grande, e por isso, demandará tempo, assim como foi preciso e ainda precisaremos de recursos financeiros para quitar os investimentos feitos para AQUISIÇÃO dos dois imóveis.

É sempre importante destacar que: Os dois terrenos onde será construído o Cecap, foram adquiridos através de muitos esforços através de promoções, ações e atividades de mobilização de recursos financeiros. Em agosto de 2020, completamos 10 anos de lutas e labutas para adquirir os dois imóveis citados.

Planta baixa total do Cecap – 1° Piso.

Planta baixa total do Cecap – 2° Piso.

Fachada frontal de parte do Cecap – vista desde a rua: Arcindo Hass, 337 – bairro São Miguel, Fraiburgo/SC.

Planta baixa do 1° Piso, onde será abrigado o Museu do Caboclo e da Cabocla do Contestado.

Planta baixa do 2° Piso, onde será abrigado o Museu da História do bairro São Miguel e do Padre Biaggio Simonetti.

 

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10218 0
Em mutirão e com a solidariedade o Cecap está sendo construído! http://www.apafec.org.br/?p=10214 http://www.apafec.org.br/?p=10214#respond Fri, 06 Nov 2020 17:21:47 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10214 O Cecap (Centro de Educação Cultura e Arte Popular) vem sendo construído desde agosto de 2010, é fruto da decisão coletiva da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), a edificação desse sonho vem sendo concretizada em mutirão e com a solidariedade de pessoas e entidades da comunidade fraiburguense, regional e estadual, que compreenderam a importância e a dimensão do Cecap, para o bairro São Miguel e para Fraiburgo e região.

Atualmente o Cecap conta com dois imóveis, o primeiro um lote de esquina com 438m2 e uma construção de 150m2, situado na av. Pedro Gianello nº 1428, cruzamento com a rua Arcindo Hass – bairro São Miguel (em frente ao portão principal do Caic), no qual tem duas salas comerciais, as quais nesse momento encontram-se alugadas (os valores dos aluguéis são investidos no próprio Cecap).

O segundo imóvel é um lote de 360m2 com 127m2 de área construída, localizado na rua: Arcindo Hass nº 337, ao lado contínuo do primeiro imóvel.

A Apafec adquiriu os imóveis por meio de financiamentos, através de dois empréstimos captados junto a Cresol, com valores de R$ 62.000,00 e R$ 105.000,00 respectivamente. O primeiro empréstimo já foi devidamente quitado e o segundo a instituição permanece pagando.

Para conseguir fazer o pagamento do primeiro e segundo financiamentos, além dos aluguéis das duas salas comerciais do primeiro imóvel, ao longo dos últimos 10 anos, a Apafec realizou muitas promoções para mobilizar recursos financeiros, entre as quais:

  • Ação Solidária Entre Amigos (popularmente conhecida como rifa);
  • Aluguel de Outdoors – com o Projeto Outdoor Cooperador;
  • Bailes;
  • Bingões;
  • Brechós presenciais e virtuais;
  • Campanhas de Doações;
  • Comercialização de camisetas, blusões, maça do amor, entrevero e de xixo no pão;
  • Jantares por adesão;
  • Lives Solidárias;
  • Troco Solidário do Big Bom; e
  • Pedágios com contribuições espontâneas.

A instituição também contou com doações de empresas, lojas, supermercados e de pessoas físicas (amigos e amigas da instituição), além de muito, mais muito trabalho voluntário e compromisso de seus integrantes.

Você também pode contribuir na edificação desse sonho, basta fazer uma doação de qualquer valor na conta bancária da instituição, em anexo a arte acima.

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10214 0
Uma carta para Paulo Freire http://www.apafec.org.br/?p=10209 http://www.apafec.org.br/?p=10209#respond Mon, 17 Aug 2020 14:36:06 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10209 Por Luana Tolentino*

‘Meu Mestre querido, as coisas não estão fáceis. À nossa volta, muito horror e destruição. Ainda assim, mantenho a esperança’…

Paulo Freire – patrono da educação brasileira…

Sinto uma alegria imensa em poder lhe escrever. Vinte e três anos se passaram desde que o senhor nos deixou. Durante o tempo em que frequentei um centro espírita kardecista, aprendi que, ao deixar o plano terreno, cada um de nós vai para um lugar diferente. Caso isso seja verdade, imagino que o senhor tenha como vizinha a Carolina Maria de Jesus.

Digo isso pois, assim como o senhor, ela sempre defendeu os mais pobres. Além disso, no livro Quarto de despejo, Carolina deu contribuições significativas para pensarmos na urgência de uma educação emancipatória. Antes mesmo de o senhor publicar A importância do ato de ler, ela, que pôde frequentar a escola por apenas dois anos, escreveu: “Não sei dormir sem ler. Gosto de manusear um livro. O livro é a melhor invenção do homem”.

Pensando nisso, no ano passado, propus um trabalho em que meus alunos e alunas do curso de Pedagogia tiveram que estabelecer um diálogo entre o seu livro e o diário da Carolina. Tenho certeza de que o senhor ficaria muito feliz ao ler os artigos que eles produziram.

Como deve saber, vivemos tempos muito difíceis. Estamos cansados. Não conseguimos respirar. Como bem disse um sertanejo de Quixeramobim, município do Ceará: “a peste chegou”. Diariamente, vemos ofensas a sua pessoa e ao seu legado. O que não é nenhuma novidade, uma vez que as perseguições ocorridas logo após o golpe de 1964 o obrigaram a partir para o exílio. Uma coisa é certa: os que o agridem jamais leram um só livro do senhor.

Há alguns dias, reli Pedagogia do oprimido. Confesso que foi uma leitura muito angustiante. Embora tenhamos avançado nas duas últimas décadas, a verdade é que as bases que sedimentam o nosso país continuam as mesmas. Assim como nos idos de 1960, os que detêm o poder falam em “ameaça comunista”, dizem defender os “valores da família”. A todo momento, apropriam-se do nome de Deus. Dessa forma, criam artifícios para atender aos interesses das “elites dominadoras”, ao passo que cresce o número de “esfarrapados do mundo”: sem emprego, sem direitos e sem perspectivas de futuro. São estes as maiores vítimas da Covid-19, que já matou mais de 100 mil pessoas.

Durante a leitura, senti raiva dos “opressores falsamente generosos”, que diante dos “demitidos da vida” se arvoram a fazer “caridade” somente para alimentar o próprio ego. Estes, em momento algum, refletem que os famintos, os que estão desabrigados são resultado de uma ordem injusta, que desumaniza, entorpece e cria abismos. Recusam-se a entender que a massa de miseráveis somente deixará de existir com educação de qualidade, criação de políticas públicas de inclusão sociorracial e distribuição de renda.

Bom seria se pudessem aprender com o senhor: “A grande generosidade está em lutar para que, cada vez mais, estas mãos, sejam de homens ou de povos, se estendam menos, em gestos de súplica. Súplicas de humildes a poderosos. E se vão fazendo, cada vez mais, mãos humanas, que trabalhem e transformem o mundo”.

Mas a leitura não me trouxe apenas raiva e angústia. Terminei Pedagogia do Oprimido com a certeza de que por meio da educação podemos ampliar o direito à cidadania aos que ainda não podem exercê-la. Senti vontade de ir correndo para a sala de aula ensinar, partilhar tudo que aprendi. Como é bom tê-lo como mestre. O livro me fez rever a minha caminhada como professora da Educação Básica em bairros pobres da região metropolitana de Belo Horizonte. Bairros que lembram muito a periferia do seu Recife.

Sempre busquei fazer com que os meninos e meninas com quem convivi diariamente compreendessem que as condições precárias de existência, vivenciadas por eles e por seus familiares, são resultantes das injustiças e dos desmandos que marcam o Brasil desde o nascedouro. Nossas aulas de História eram permeadas pelo o que o senhor chamou de dialogicidade. Nunca vi os estudantes como “vasilhas” nas quais eu devia depositar conteúdos. Muito pelo contrário: por meio do diálogo, ensinava o que sei e aprendia com as experiências, com as visões de mundo que meus alunos e alunas carregavam. É bem verdade que por vezes falhei, mas garanto ao senhor que busquei implementar a pedagogia do oprimido. Uma “pedagogia humanista e libertadora”.

Além de exercer a docência, tenho tido a oportunidade de viajar pelo país e conversar com professores dos ensinos Fundamental e Médio. Nessas andanças, levo o seu pensamento e tento fazer com que meus colegas de jornada percebam a função social da educação. Tento mostrar que a escola pode e deve ser o lugar do encanto, o lugar em que professores e estudantes se sintam realizados.

Insisto em dizer que precisamos assumir a condição de pensadores da Educação, como um dos caminhos para ressignificar a nossa profissão e exigir o respeito que ela merece. Insisto ainda em afirmar que não podemos aceitar o lugar do silêncio. Não podemos aceitar que nos seja imposto o papel de meros transmissores dos conteúdos presentes nos livros didáticos. No meu entendimento, ao agirmos assim, construímos alternativas para enfrentar as omissões em relação à educação e ao fazer docente.

Também nessas andanças, tenho presenciado iniciativas que reforçam minha certeza de que outra educação é possível. Em dezembro do ano passado, participei do I Seminário de Docência de Natal, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação potiguar. Foi a primeira vez que estive em um encontro protagonizado por professores e professoras da Educação Básica. Foi uma das coisas mais bonitas que vi na vida. Mais bonito ainda foi ter o senhor como o grande homenageado. Quando a professora Ednice Peixoto, organizadora do evento, mencionou o seu nome no microfone, o auditório quase veio abaixo. O senhor foi aplaudido por longos minutos. Ainda que uns e outros desejem o contrário, o senhor é e sempre será o nosso Patrono da Educação.

Meu Mestre querido, as coisas não estão fáceis. À nossa volta, muito horror e destruição. Ainda assim, mantenho a esperança. Esperança do verbo esperançar. Conforme o senhor afirmou: “Minha esperança é necessária, mas não suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela, a luta fraqueja. Precisamos da esperança crítica, como o peixe precisa da água despoluída.”

Um abraço grato e terno.

*Luana Tolentino – Mestra em Educação pela UFOP. Atuou como professora de História em escolas públicas da periferia de Belo Horizonte e da região metropolitana. Atualmente é professora universitária.

 

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10209 0
Em setembro acontece a Live Solidária do Cecap e Karatê-dô… http://www.apafec.org.br/?p=10206 http://www.apafec.org.br/?p=10206#respond Mon, 17 Aug 2020 14:32:21 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10206 O versátil músico Zé Fernando, é o convidado, a apresentação será de Rafael Caetano, para a primeira LIVE SOLIDÁRIA DO CECAP E KARATÊ-DÔ! Os recursos arrecadados serão investidos na implantação do Cecap (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular) e no Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô. Veja na arte abaixo como fazer doações para o Cecap e Karatê-dô:

AGENDE AÍ:

Sexta-feira 18 de setembro, às 19h30min, pela fanpage da Apafec e do Karatê-dô você pode acompanhar o melhor do POP ROCK NACIONAL E MPB, com Zé Fernando…

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10206 0
Parceria entre APAFEC e IFC Fraiburgo, se fortalece! http://www.apafec.org.br/?p=10202 http://www.apafec.org.br/?p=10202#respond Wed, 17 Jun 2020 14:34:01 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10202 O Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Fraiburgo está realizando atividades de aula online com seus estudantes.

Porém, vários educandos da instituição federal de ensino, não possuem computador em casa. Para contribuir com estes discentes, a equipe de professores e técnicos estão organizando uma CAMPANHA DE DOAÇÕES COMPUTADORES (estando eles funcionando ou não) como também doações de peças diversas (teclados, mouses, monitores, só gabinetes ou ainda cabos de energia para computador).

Imagem de divulgação – apenas ilustrativa

Com objetivo de colaborar com a campanha e fortalecer a parceria existente entre a Apafec e o IFC, através do Projeto Ser Solidário é Cuidar-se, foram doados na quarta-feira 10 de junho, os seguintes componentes: 18 Teclados; 05 Conjuntos de caixa de som; 20 Mouses; e 04 Monitores.

Qualquer contribuição ajudará, pois poderá ser montada um PC com várias doações. Se você possui algo para contribuir com os estudantes do IFC, faça contato pelo fone: (49) 3202-8800, as doações disponibilizadas podem ser entregues direto no IFC Fraiburgo, localizado na rua Cruz e Souza – Centro ou serão buscadas em sua casa pelos responsáveis da campanha.

COLABORE, POIS SER SOLIDÁRIO É CUIDAR-SE!

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10202 0
Quilombolas de Fraiburgo recebem apoio do Projeto Ser Solidário é Cuidar-se… http://www.apafec.org.br/?p=10199 http://www.apafec.org.br/?p=10199#respond Wed, 17 Jun 2020 14:29:31 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10199

Quilombolas de Fraiburgo recebem apoio

Na sexta-feira 12 de junho, as famílias Quilombolas dos Poli, receberam 04 cestas básicas do Projeto Ser Solidário é Cuidar-se, 03 (três) cestas foram doados por professores/as e servidores/as do IFC Fraiburgo, a outra por amigos/as e aliados/as do CPC São Miguel, Karatê-dô e Apafec.

As três entidades são as organizadoras do Projeto Ser Solidário é Cuidar-se, criado durante a pandemia do Coronavírus, e ter por objetivo auxiliar famílias com maior vulnerabilidade social e econômica agravada pela crise da Covid 19.

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10199 0
Projeto Ser Solidário é Cuidar-se, distribui Sacolas de Produtos Orgânicos… http://www.apafec.org.br/?p=10192 http://www.apafec.org.br/?p=10192#respond Wed, 17 Jun 2020 14:22:49 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10192 Quinta-feira 11 de junho, dia de Corpus Christi, foi dia de trabalho no PROJETO SER SOLIDÁRIO É CUIDAR-SE, realizou mais uma ação, trata-se da distribuição de 70 Sacolas de Produtos Orgânicos.

Cada sacola de produtos orgânicos contêm: Aipim; Chuchu; Laranja; Uma cabeça de alface americana; Uma cabeça de alface crespa; Um maço de couve; Um maço de cebolinha verde; e Um maço de salsinha.

Ação solidária envolveu movimentos e organizações sociais

Produtos frescos e agroecológicos – foto Cesar Malinoski

Essa ação do PROJETO SER SOLIDÁRIO É CUIDAR-SE, em tempo de pandemia tem duas finalidades: Que trabalhadores/as urbanos tenham acesso a alimentos orgânicos; e Gerar renda para agricultores/as dos assentamentos de Fraiburgo/SC.

 

Apoiaram essa iniciativa:

☆SINTE Regional de Videira;

☆CRESOL Fraiburgo;

☆Escola Agrícola 25 de Maio;

☆APAFEC;

☆Coopercontestado;

☆SITICOM;

☆Karatê-dô Fraiburguense;

☆Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST;

☆SINTSER;

☆Conselho Pastoral da Comunidade São Miguel;

☆Alindro Oliveira e Família;

☆Professora Dandy Santos e Família;

☆Professor Luiz Coelho e Família;

☆João Carlos Rodrigues e Família;

☆Jilson Carlos Souza e Família;

☆Jair Rozentalski e Família;

☆Professora Simone Jombra e Família;

☆Sighart Seidel e Família;

☆Roberto Bohnenberger e Família.

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10192 0
Trabalhadoras/es do IFC doam mais 16 cestas básicas ao Projeto Ser Solidário é Cuidar-se! http://www.apafec.org.br/?p=10188 http://www.apafec.org.br/?p=10188#respond Wed, 17 Jun 2020 14:15:44 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10188 Durante a terça-feira 09 de junho, trabalhadoras/es do IFC – Campus de Fraiburgo, doaram mais 16 cestas básicas com os seguintes itens: 5kg de arroz, 5kg de trigo, 2kg de feijão, 2kg fubá, 1kg sal, 1 litro óleo, 3kg macarrão, 5 litros de leite, 1 barra de sabão, 2 bisnagas de creme dental, 5 sabonetes, 2kg de batatinha, 1kg de tomate, 1kg de banana e 1kg de maçã.

15 cestas básicas, foram pagas com recursos financeiros, arrecadado por professoras, professores e demais servidores do IFC Fraiburgo, essa é a segunda vez que que o pessoal do IFC Fraiburgo, apoia o Projeto Ser Solidário É Cuidar-se, e 1 (uma) cesta foi doada pelo Supermercado Superbom, que ofereceu o menor preço global, por isso, foi escolhido como o fornecedor dos produtos.

Segunda vez que os/as trabalhadores/as do IFC Fraiburgo doam ao projeto

As cestas básicas foram repassadas ao PROJETO SER SOLIDÁRIO É CUIDAR-SE, e foram entregues a famílias cadastradas.

“Agradecemos a confiança e respeito ao nosso trabalho, e pela solidariedade dos/as professores/as do IFC”, comenta Luiz Coelho, da integrante de uma das entidade realizadoras do PROJETO SER SOLIDÁRIO É CUIDAR-SE.

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10188 0
Comunidade Fraiburguense pode trocar alimentos não perecíveis por máscaras de tecido! http://www.apafec.org.br/?p=10184 http://www.apafec.org.br/?p=10184#respond Tue, 14 Apr 2020 15:41:26 +0000 http://www.apafec.org.br/?p=10184 Com objetivo de colaborar no combate ao Coronavírus, e auxiliar as famílias que passam por dificuldades, o Projeto Viver Bem, em parceria com o Supermercado Superbom, com apoio da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), do Portal Contestado Notícias e Grupo de Professores/as do bairro São Miguel, realiza a campanha de arrecadação de alimentos, o posto de coleta é no Supermercado Superbom.

Imagem de divulgação

Você leva ou compra no Supermercado Superbom, um quilo de alimento não perecível e ganha uma máscara de tecido, os alimentos arrecadados serão distribuídos para as pessoas que precisam, conforme organizadores da campanha toda a ajuda é bem vinda!

Outras informações da campanha de TROCA DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS POR MÁSCARAS DE TECIDO, podem ser obtidas pelo fone/whatsapp: (49) 99817-5962 com Atair Pires de Souza, um dos coordenadores da iniciativa e do Projeto Viver Bem.

 

 

Serviço:

Supermercado Superbom

Rua: Alcides Antônio Sella, 404;

Bairro: São Miguel;

Fone: (49) 3246-7932.

]]>
http://www.apafec.org.br/?feed=rss2&p=10184 0