Entidades fraiburguense lançam Campanha de Doação de Sangue


A Doação de Sangue é o processo, no qual um doador ou doadora voluntário/a tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro, no caso específico da Região Vale do Contestado, o Hemosc de Joaçaba.

O sangue coletado é para uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de hospitais ou centros de saúde.

Com uma única doação de sangue, conforme o Blog Saúde, do Ministério da Saúde, pode-se ajudar até quatro vidas. Ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas, além, é claro, da gratidão de suas famílias.

Por isso, a Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô, o Conselho Pastoral da Comunidade São Miguel, a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e a Cresol Fraiburgo, resolveram organizar a Campanha Doar Sangue, Salvar Vidas.

A primeira coleta da Campanha Doar Sangue, Salvar Vidas, acontece no dia 30 de janeiro, em Joaçaba, a saída de Fraiburgo acontece às 13h30min em frente ao Posto de Atendimento da Cresol em Fraiburgo, localizado na Rua: Nereu Ramos, 633 – Sala A1 – Centro.

Essa primeira edição da Campanha Doar Sangue, Salvar Vidas, conta com o apoio da Transmannus, do Portal de Notícias Contestado e do Blog Esportes em Debates.

Quais são os critérios para doação?

– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

Vamos esclarecer algumas mentiras e verdades sobre a doação?

– Posso doar sangue menstruada?
Sim pode doar sangue.
– Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa e nem afina.
– Doar sangue engorda ou emagrece?
Não engorda e nem emagrece
– Doar sangue vicia?
Não vicia.
– Quem está fazendo regime para emagrecer pode doar sangue?
Para doar sangue, tem que estar em bom estado de saúde. Essa avaliação é feita pelo profissional na entrevista que antecede a doação.
– Grávidas podem doar sangue?
Não.
– Quem fuma pode doar sangue?
É recomendável um intervalo sem fumar de pelo menos 2 horas antes e depois da doação.

“Queremos com essa campanha fortalecer o hábito da doação de sangue na Região do Contestado. Precisamos informar, tirar dúvidas e, assim, despertar uma atitude que salva vidas”, explica Luiz Coelho representante de uma das entidade s organizadora da campanha.