Duas peças teatrais com a temática do Contestado, serão apresentadas na Rede de Teatros Sesc em 2020


Contrariando a IGR de Turismo de Região Vale do Contestado, que em 04 de julho de 2019, tentou esconder a história da nossa região, propondo a destruição do nome Vale do Contestado, a temática e a história do Contestado está mais viva do que nunca, duas Peças de Teatro sobre o Contestado, vão percorrer o estado de Santa Catarina com o apoio do Sesc em 2020.

Na sexta-feira 24 de janeiro, o Sesc Santa Catarina divulgou resultado da seleção de projetos artísticos para a Rede de Teatros Sesc e Rede Sesc de Galerias 2020. As propostas foram recebidas por meio da Plataforma IdCultSesc, de acordo com regulamentos específicos, e avaliadas pela curadoria composta por profissionais da instituição.

Foto divulgação: Contestados – Cia Mútua de Itajaí

Entre as 260 propostas de música e artes cênicas inscritas na Rede de Teatros Sesc, 12 projetos de artistas catarinenses e residentes no Estado foram selecionados para as turnês estaduais, que acontecem de março a dezembro em Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna.

Na área de artes cênicas foram escolhidas sete peças, entre as quais duas sobre o Contestado, são elas: “Contestados”, apresentado pela Cia Mútua de Itajaí; e “Vozes Vivas – Histórias de São João Maria”, da Cia Contacausos de Chapecó.

Foto divulgação: Vozes Viva de São João Maria – Cia Contacausos

A Cia Mútua foi fundada em 1993, e está atualmente estabelecida na cidade de Itajaí-SC. Desde 2002, pesquisa o teatro de animação, desenvolvendo projetos de formação, produzindo e apresentando espetáculos teatrais. Já se apresentou na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros.

Já a Cia Contacausos, foi criada em 2010 pela atriz e contadora de histórias Josiane Geroldi, e foca sua produção artística na pesquisa e montagem de espetáculos narrativos pautados nas histórias e na sabedoria da cultura popular oral brasileira. Em 9 anos de intensa atividade, a Contacausos já estreou e apresentou 9 espetáculos em 13 estado brasileiros.

 

Com informações do Sesc