Biblioteca Comunitária Alisson Zonta

Logomarca da Biblioteca Comunitaria Professor Alison ZontaA Biblioteca Comunitária Alisson Zonta foi lançada em maio de 2013, encontra-se situada, na rua Angelim Grigolo, s/nº, em anexo ao Dojô Cidadão do Futuro, no bairro São Miguel; é mantida e organizada pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. A falta de uma biblioteca em uma comunidade, que congrega dois bairros (São Miguel e Nossa Senhora Aparecida), e que segundo o último senso do IBGE tem aproximadamente 11 mil habitantes, era algo inaceitável, por isso, as entidades supracitadas resolveram edificar esse espaço comunitário de leitura e troca de conhecimento.

Objetivo geral:

Possibilitar o acesso dos moradores dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Assentamento São João Maria e Gruta, de maneira especial, as crianças, adolescentes e jovens o acesso à leitura, pesquisa, formação, à cultura e ao desenvolvimento da cidadania.

Todas as ações realizadas até o momento têm sido com a metodologia participativa, a partir de um processo permanente de troca entre os coordenadores da biblioteca e os participantes das atividades. Vale dizer: essa metodologia está no gene da biblioteca, pois o acervo, com mais ou menos 4500 volumes, foi organizando a partir de uma campanha de arrecadação de livros, na qual a comunidade e entidades fraiburguenses participaram ativamente doando e incentivando a doação de livro.

A organização e catalogação do acervo estão sendo realizadas com a participação de adolescentes e jovens que integram os projetos sociais das instituições mantenedoras. Entre maio e dezembro de 2013, várias atividades, sempre com o intuito de aproximar a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta e o acervo disponível dos moradores.

Entre as ações desenvolvidas em ordem cronológicas estão:

17/05/2013 – Inauguração com a presença de mais de 200 pessoas entre autoridades, lideranças comunitárias e estudantes;

17/05/2013 – Lançamento do livro “Biversos – A união de dois universos poéticos!”, autores Eduardo Bechi e Douglas Matheus Melo;

08/06/2013 – Lançamento do livro “Nem Fanáticos, nem jagunços” coletânea de 21 artigos organizados pelos professores: Paulo Pinheiro Machado da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e por Delmir Valentini da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS;

09/06/2013 – 3ª Sessão de Cultura Popular, com o tema Leitura para a Paz; 10/09/2013 – Inicio da Campanha a Importância do Ato de Ler;

02/10/2013 – Começo das atividades do Blog Pró Leitura: http://proleitura.wordpress.com

13/10/2013 – Oficina de Leitura com integrantes do Projeto Esporte Bemlegal;

22/10/2013 – Cerimônia de lançamento do Livro – Juventude: Protagonismo e Religiosidade do Padre Gilberto Tomazi, doutor em ciências da Religião.

11/12/2013 – Lançamento do Documentário: O que a Periferia tem? Prosa na Periferia… Produzido por jovens militantes da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP e Pastoral da Juventude Rural – PJR.

A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta e suas ações vêm cumprimento importante função social, sendo um elemento para a construção da cidadania e para a de formação de uma geração de leitores em Fraiburgo. Portando, podemos afirmar, mesmo com os limites financeiros e estruturais que a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta vem se deparando, a mesma consegue gerar leitores e constrói sonhos!